sexta-feira, 10 de março de 2017

COSSPLAYER & CROSSPLAYER



Vendo tanta gente vestida de super herói na Comic Con, me lembrei das visitas que eu fazia ao armário das minhas irmãs em busca de roupas para experimentar na frente do espelho. Adorava poder me vestir das personagens que eu via na TV. Amaaaaava a She-Ra! Eu fazia um figurino usando um maiô da minha irmã com uma bota que minha mãe tinha que eu achava um arraso e passava um tempão fazendo pose! Quando minha irmã se vestiu de mulher gato numa festa a fantasia, aquele macacão esquecido no armário dela virou minha roupa preferida. Usei tanto que fui pego. Minha mãe não entendeu e acabei ganhando uma roupa do Batman… Se eu já tivesse coragem eu explicava que o que eu queria mesmo era uma roupa da Mulher Maravilha.

Em época de Comic Con com tanto fã vestido como seus personagens favoritos andando pelos corredores me dei conta que há algo muito similar nos cossplayers e nos crossdressers. É através da roupa que expressamos nossos desejos e admiração, mas ao invés de querer vivenciar um personagem específico, queremos experimentar um gênero. 

Os fãs, vestidos de super heróis, vilões e todo o tipo de personagem, querem viver na pele daquele seu ídolo fictício, e andando entre outros fãs à paisana, chegam ao êxtase ao serem chamados pelos nomes dos seus personagens. Com orgulho, posam para fotos encarnando seus ídolos. 
Pra que já experimentou uma saída pública em roupas femininas, sabe o prazer que dá recebermos tratamento adequando ao gênero que encarnamos. Mesmo assobios grosseiros e cantadas de calçada, tão odiadas pela maioria das mulheres, nos enchem de satisfação por nos colocar do outro lado da mesa. Agir e interagir como mulher confirma nossa transformação momentânea, quem já leu meu texto sobre cross acting sabe que é um degrau que subimos nessa nossa busca por querer experimentar o outro gênero. 


Somos mesmo um tipo de super heroínas, enfrentar o preconceito e se expor publicamente não é tarefa fácil, mudar de gênero quando queremos é um poder digno de um X Men e, além disso, temos também nossas identidades secretas. E o melhor, um CossPlayer vestido de Super Homem não pode voar e soltar raios pelos olhos, mas um CrossPlayer vestido de mulher pode fazer muuuuita coisa se achar o seu Super Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário